domingo, 8 de agosto de 2010

Operação "AÇAI" - O liberal-online



José Maria da Costa Silva, o "Neguinho do coco", é acusado de liderar quadrilha envolvida em homicídios e pistolagem.


Sete pessoas foram presas em Santa Luzia do Pará e duas em Capanema, no nordeste paraense, acusadas de envolvimento em homicídios, assaltos e pistolagem. Entre os presos está um vereador da cidade e o filho de uma vereadora. As prisões ocorreram ontem, quando foi deflagrada a operação "Açaí", para o cumprimento de mandados de prisões preventivas e de busca e apreensões. Segundo informações da polícia, o bando vinha sendo investigado há três meses pela Superintendência Regional da Zona Bragantina (SRZB).

Segundo o chefe de operações da SRZB, Romulo de Sousa Valente, o bando praticava roubos e executava serviços de pistolagem no município de Santa Luzia. Entre os acusados, alguns são mandantes, outros fornecedores de armamentos e munições e outros seriam os executores dos crimes.

Um vereador da cidade, José Maria da Costa Silva, conhecido como "Neguinho do Coco", é acusado de ser o mandante de duas tentativas de homicídio sofridas por Antônio Ronaldo Rocha dos Reis. Antônio relatou à polícia que o vereador tem interesse em sua morte porque ele seria um "arquivo vivo" e poderia revelar os diversos crimes praticados pelo político, incluindo roubo de cargas.

Outro preso foi Antônio Evaldo Pereira Fausto, o "Evaldo", por participação no roubo de uma agência bancária em Garrafão do Norte no início do ano. De acordo com a polícia, Evaldo também atuava como intermediador entre pistoleiros contratos e o mandante, "Neguinho do Coco". Ele teria contratado os pistoleiros para as tentativas de homicídios sofridas por Antônio Ronaldo.

Januário Neto Saldanha, o "Neto", filho da veradora da cidade Socorro Saldanha, também foi preso. De acordo com o o chefe de operações, "Neto" foi quem forneceu a arma para a tentativa de homicídio da qual foi vítima Antônio Ronaldo. E teria também fornecido munições para um assalto a um estabelecimento comercial da região.

Os outros presos têm envolvimento por intermediação, ou ligações com a compra e venda de armas. Dois deles, irmãos, acusados de pistoleiros, foram detidos em Capanema. A polícia ainda está atrás de dois foragidos: Geovani Juscelino Lopes, o "Bola", Ivanildo Soares Santos, o "Negão da Rosa", considerado de alta periculosidade.


Fonte: O LIBERAL ON-LINE